No encerramento do Seminário Internacional Desafios Políticos de um Mundo em Intensa Transformação, o presidente do Instituto Teotônio Vilela, José Aníbal, avaliou que os debates deixaram clara a vitalidade da democracia, a importância das reflexões e a necessidade constante de busca por respostas. Em sua participação na mesa de encerramento do evento, ele destacou que a solução para os problemas conjunturais do Brasil, como corrupção e má gestão, não virá por uma via salvacionista, mas por uma saída técnica e pela política.
“A ideia é olhar para frente. Aqui não faltaram diagnósticos e conseguimos alguns avanços no que diz respeito às respostas. Ficou claro que temos uma democracia no Brasil que está funcionando. Há divergências de posições, mas está certo que precisamos de um grande acordo para tirarmos o país desse momento de crise”, afirmou.
O presidente do Conselho Curador da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), senador Cristovam Buarque, encerrou sua participação no seminário afirmando é necessário ter coesão para dar um rumo ao país. “Os políticos precisam dar bons exemplos, com o fim dos privilégios. Precisamos consolidar os partidos, acabar com a impunidade e combater o corporativismo”, disse.
Luiz Carlos Azedo, diretor-geral da FAP, ressaltou a importância de se debater temas que inquietam intelectuais, políticos e a sociedade como um todo. “Foi um evento muito significativo com a retomada de discussões, em parceria com o Instituto Teotônio Vilela, de temas como corrupção, avanço tecnológico, mundo do trabalho e outros que estão na agenda do mundo todo”, afirmou.
A professora livre docente da FFLCH-USP, Lourdes Sola, encerrou o seminário. Para a socióloga e cientista política, o desafio que está proposto após todas as mesas de discussão é o seguinte: Que Estado nós queremos e para que tipo de democracia?
Segundo ela, alguns momentos são fundamentais para entender esse processo de mudança da sociedade civil e a crise de representação política. O primeiro se deu em 2013, no que Lourdes chamou de “emergência contribuinte”, onde uma classe média brasileira que emergia e pagava por serviços, não encontrava o resultado esperado e resolveu sair às ruas em massa para protestar.
Confira abaixo, a íntegra da transcrição e o vídeo da sessão de encerramento do Seminário Internacional Desafios Políticos de um Mundo em Intensa Transformação:
Segundo dia do Seminário Internacional – Desafios políticos em um mundo em intensa transformação.Encerramento.
Publicado por Fundação Astrojildo Pereira – FAP em Sexta, 15 de setembro de 2017
- Revista Política Democrática Online – Edição 29 - 13 de março de 2021
- Revista Política Democrática Online – Edição 28 - 18 de fevereiro de 2021
- Revista Política Democrática Online – Edição 27 - 22 de janeiro de 2021
Fonte: