Fundação Astrojildo Pereira destaca a importância das atividades realizadas pela Biblioteca Salomão Malina na comemoração da data
Por Germano Martiniano
No Dia Mundial do Livro, celebrado nesta terça-feira (23/4) em todo o mundo, a Fundação Astrojildo Pereira (FAP), destaca a Biblioteca Salomão Malina e o Espaço Arildo Dória, localizados no Conic (Setor de Diversões Sul – Bloco P – Edifício Venâncio III, Loja 52), em Brasília (DF). Revitalizada em dezembro passado, a biblioteca nasceu, em 2008, a partir de doações de livros que pertenciam ao próprio Salomão Malina, dirigente histórico do PCB/PPS falecido em 2002. Especializada em literatura brasileira, história, politica e economia, ela foi ampliada e atualizada graças às novas doações e aquisição de obras de pensadores contemporâneos. Hoje, ela se destaca, inclusive, pelo seu papel social.
A biblioteca Salomão Malina recebe uma média de 40 pessoas diariamente, que podem usufruir de computadores para pesquisas, jornais e revistas do dia, rede wi-fi grátis e também de todo acervo de livros, hoje com mais de 5 mil títulos, destaca a bibliotecária Thalyta Jubé. A biblioteca também possui um acervo digital, gratuito, que é disponibilizado no portal da FAP – http://www.fundacaoastrojildo.com.br/2015/.
“A biblioteca não é somente um local para estudos. Ela é um portal de possibilidades para a comunidade de usuários que recebemos todos os dias”, avalia Thalyta. A bibliotecária da Salomão Malina reforça, ainda, o papel social do espaço: “São moradores de rua, andarilhos, pessoas em estado de vulnerabilidade socioeconômica que encontram, na biblioteca, uma oportunidade de tentar mudar de vida, por meio da leitura, da pesquisa, do contato que fazem com outras pessoas”, acredita Thalyta Jubé.
O espaço também conta com o auditório Vladimir de Carvalho, local de realização de vários dos diversos eventos promovidos pela FAP, como reuniões da diretoria da Fundação até seminários e cursos para a sociedade como um todo. Neste ano já foram feitos três eventos: Shakespeare em 7 Lições, curso que abordou toda obra do literário inglês à luz do mundo atual; Seminário Desenvolvimento Sustentável e Inclusão Social, evento preparatório para o Congresso Nacional do PPS; e o curso A Nova Legislação Eleitoral Brasileira, que teve o objetivo de levar aos participantes as novas regras eleitorais estabelecidas para as Eleições 2018 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Todos estes encontros foram transmitidos ao vivo por meio do perfil da FAP no Faceboock: https://www.facebook.com/facefap/.
“O papel da biblioteca é mais que fornecer ou preservar material bibliográfico para leitura e pesquisa. É, também, exercer sua função social que é de colaborar para o desenvolvimento humano e formação dos cidados. Por isso que hoje, no Dia Mundial do Livro, precisamos exaltar não só a data em si, como todo o Trabalho realizado no espaço”, conclui Thalyta Jubé.
Data
O Dia Mundial do Livro, ou simplesmente Dia do Livro, é comemorado anualmente em 23 de abril. Além de homenagear várias obras literárias e seus autores, a data também busca conscientizar as pessoas sobre os prazeres da leitura. A Unesco escolheu a data do Dia Mundial do Livro em 1995, em Paris, durante o XXVIII Congresso Geral. O dia 23 de abril foi escolhido por ser a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes, e Inca Garcilaso de la Vega.
- Revista Política Democrática Online 26 - 17 de dezembro de 2020
- Revista Política Democrática Online 25 - 12 de novembro de 2020
- Revista Política Democrática Online 24 - 16 de outubro de 2020
Fonte: