ESQUECEU SEUS DETALHES?

Ano: 2016
Acabamento: Brochura com orelha
Autor: Dirceu Lindoso

Este produto está fora de estoque e indisponível.

REF: Não aplicável Categorias: ,

Viagem ao Brasil profundo: Minas Gerais e Grande Sertão.

Inédita interpretação do Brasil profundo

O que o leitor tem em mãos é texto precioso que, para além do estilo primoroso, informa, instiga e faz refletir. Está-se diante de uma abordagem inovadora da trajetória histórica do Brasil. Por meio dela, a geografia emoldura o movimento das gentes, as condições materiais contingenciam a ação humana e, assim, o Brasil se descobre e se redescobre, fazendo-se e se refazendo n perene esforço de compreender-se.

O sertão de Dirceu Lindoso vai muito além de serras e vales, da vegetação e das águas. Mais que cenário físico, é palco de vida. É nisso que consiste a grandeza maior da presente obra, que nos ajuda a entender a saga brasileira. Levanta pistas pelas quais se torna mais facilmente compreensível a libertação daquela espécie de determinismo geográfico litorâneo que assinalou os primórdios da colonização. Assim, a história, que estava condenada a confiar-se na porção atlântica do território, avança na conquista da imensidão dos sertões, conferindo à nascente nacionalidade um sentido novo, diferente e culturalmente diversificado.

(Contra-capa do livro)

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Tapui-retama”