30 de Maio de 2018: 100 anos de

Armênio Guedes

"O Comissário cordial" "Um Comunista singular" "Sereno Guerreiro da Liberdade"

Passado, presente, futuro

No mês de aniversário do velho partidão e do Congresso Nacional do PPS, o #ProgramaDiferente registra o centenário de nascimento do jornalista Armênio Guedes, um dos principais articuladores da imprensa comunista brasileira e da oposição à ditadura militar dentro do campo democrático e fora da luta armada. Foi também secretário de Luis Carlos Prestes, tema, aliás, do programa da próxima semana. Que nos perdoem os haters, preconceituosos e intolerantes, mas a história da esquerda é fundamental.

Imprensa lembra ‘o comissário cordial’

Uma coleção de importantes reportagens sobre Armênio Guedes

Armênio Guedes foi destaque em diversos jornais e revistas do país, em reconhecimento à sua importância para a formação de uma consciência democrática em setores da esquerda brasileira. Importantes jornais e revistas do país noticiaram a morte de Armênio Guedes, em 12 de março de 2015.

Mais imprensa
  • Livro: O marxismo político de Armênio Guedes

O marxismo político de Armênio Guedes

Revisitando o PCB de Armênio Guedes

E com enorme satisfação que a Fundação Astrojildo Pereira lança O marxismo político de Armênio Guedes, coletânea de textos do veterano dirigente do Partido Comunista Brasileiro, acompanhada do esclarecedor estudo introdutório de Raimundo Santos, organizador do volume. Satisfação motivada pela convicção de que a presente publicação vem preencher uma lacuna antiga nos estudos de história política brasileira da segunda metade do século XX, em particular nos estudos de história da esquerda brasileira nesse período.

• Livro: Armênio Guedes: Sereno Guerreiro da Liberdade

Armênio Guedes: Sereno Guerreiro da Liberdade

As serenas utopias de Armênio Guedes

Armênio Guedes tornou-se comunista em 1935 quando era estudante da Bahia. Desde 1945 ganhava um salário mensal do partido. Numa tarde de março e 1983, em São Paulo, foi chamado à presença do Secretário-Geral do Partido Comunista Brasileiro, Giocondo Dias, que o interrogou: -Você disse ao Capistrano que ele vai ser expulso?

• Livro: Armênio Guedes - Um comunista singular

Um comunista singular

Armênio Guedes (1918-2015): um comunista singular

De autoria do jornalista Mauro Malin, o livro foi lançado recentemente, em abril de 2018. Trata-se de uma biografia escrita a partir de depoimentos gravados em 1988, no qual Armênio Guedes conta as disputas internas no PCB.

Amigos relatam convivência com Armênio Guedes

Amizade e companheirismo

O registro de quem conviveu com Armênio Guedes

O professor Marco Aurélio Nogueira, a historiadora Marly Vianna, o sociólogo Luiz Werneck Vianna, o tradutor Luiz Sérgio Henriques, o filósofo Leandro Konder, o professor Marcos Napolitano, o jornalista esportivo Juca Kfouri e o jornalista Mário Magalhães homenageiam Armênio Guedes

Confira os depoimentos
Armênio Guedes - o primeiro à esquerda; Luiz Mario Gazzaneo - segurando o pacote e Rui Facó, calvo, de gravata: Fonte: http://ruifaco.com.br/fotos.html

Algumas fotos de Armênio Guedes

Contact Us

Vestibulum id ligula porta felis euismod semper. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Aenean eu leo quam. Pellentesque ornare sem lacinia quam venenatis vestibulum. Maecenas mollis interdum!

Subscribe error, please review your email address.

You're now subscribed, thank you!

There was a problem with your submission. Please check the field(s) with red label below.

Your message has been sent. We'll get back to you soon!